Fórum Correio do Fantástico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Já saiu a Dagon!

+3
Leto
Thanatos
Admin
7 participantes

Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty Já saiu a Dagon!

Mensagem  Admin Dom Ago 30, 2009 6:32 am

A Dagon já saiu, faz o download e diz-nos o que achas sobre todos os aspectos:)

faz o download aqui http://correiodofantastico.wordpress.com/2009/08/29/dagon-faz-ja-o-teu-download/
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/07/2009

https://forumcorreio.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty Re: Já saiu a Dagon!

Mensagem  Thanatos Seg Ago 31, 2009 10:25 am

O download já fiz. Agora é só arranjar um bocadinho para ler os artigos e os contos. Estou mais interessado nos artigos do que nos contos, mas que não se veja nisso uma apreciação negativa da minha parte. É só porque ficção lê-se por todo o lado mas artigos e ensaios nem tanto.

Entretanto já dei com uma gralha no nome do Ian MacLeod na ficha técnica. Crying or Very sad

Estou a ser picuinhas mas como penso imprimir a Dagon para ler com calma penso que a fonte usada nos textos é algo exagerada. Para ler online até não fica mal de todo (embora tenha serifado) mas em papel fica um bocado garrafal. Mas isto é só a minha picuinhice típica. Wink

E porquê tantas páginas em branco no final? Shocked Eu sei que para impressão se deve ter números pares mas online não se justifica. Digo eu.

Thanatos

Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty resposta

Mensagem  Admin Seg Ago 31, 2009 4:53 pm

Thanatos: Ora bolas, por essa gralha não dei eu; Sad Mas vai sair um novo ficheiro que corrige duas ou três coisinhas... Quanto às páginas no fim foi pura falta de técnica da minha parte pois não as consegui apagar:( Já as letras foram pensadas para a edição online, para ler em "duas ou mais páginas", carregando depois em "tela cheia" no adobe. Deste modo a revista ganha maior dimensão visual; Mas se for essencial para ti posso enviar-te um ficheiro com uma fonte menor para depois imprimires. Quanto ao aspecto gráfico o que achas?
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/07/2009

https://forumcorreio.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty Re: Já saiu a Dagon!

Mensagem  Thanatos Seg Ago 31, 2009 8:44 pm

Humm, ora bem, agora que já passei os olhos pelo artigo do Candeias e li na diagonal uma das críticas deixa cá ver o que achei dos aspectos «técnicos».

Essa do Adobe para ler em fullscreen não me ocorreu mas sendo assim convinha «obrigar» o ficheiro a abrir nesse formato. Se há coisa que acho irritante na leitura online é o formato de duas colunas que obriga a andar para cima e para baixo na mesma página. Provavelmente obrigando o pdf a abrir em fullscreen isso resolvia-se mas para tal no acto de criação do pdf tens de meter isso.


Não te precisas maçar a mandar nenhum ficheiro em particular para mim. Era só o que faltava. Razz

Thanatos

Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty Re: Já saiu a Dagon!

Mensagem  Thanatos Seg Ago 31, 2009 8:48 pm

Dividi a minha resposta em duas porque no meu browser às tantas isto fica marado e deixo de ver o que estou a escrever.

Continuando.

Outros dois aspectos picuinhas que encontrei foram: pareceu-me que ou a fonte ou o tamanho dela variavam ao longo da Dagon de artigo em artigo. Pode ter sido impressão minha. Outra coisa foi a hifenização. Não a fizeste e nalgumas colunas nota-se imenso. Além disso se reparares as colunas não tem a mesma linha de base. Linha de base é o seguinte. Imagina um fio debaixo de cada linha (como os cadernos da escola). Quando se compõe em colunas a base tem de estar igual para que as linhas entre cada coluna, (ou o fio imaginário) estejam concorrenciais. Normalmente isto acontece quando usam títulos que «quebram» o leading.

Thanatos

Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty Re: Já saiu a Dagon!

Mensagem  Thanatos Seg Ago 31, 2009 8:52 pm

Decididamente tenho de instalar o Firefox! Laughing

E pronto. Basicamente e do que li/vi foi o que me saltou mais à vista. O resto são pormenores como achar que a numeração com aquela moldura destoa algo do tom fantástico do resto do grafismo, as tais páginas em branco, o índice que ficou pouco visível (e que numa publicação online não custava nada linkar directo com os artigos/ensaios/contos).

Claro que depois disto tudo parece que só encontrei defeitos. Nada disso, penso que está ali muito trabalhinho e os textos têm interesse, pelo menos os que já li e ainda nem li o do LFS que me parece também interessante. É de dar os parabéns aos colaboradores todos. O resto são arestas a limar.

Thanatos

Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty Re: Já saiu a Dagon!

Mensagem  Thanatos Seg Ago 31, 2009 8:53 pm

Só para finalizar (prometo! Very Happy )

Tinha tido piada ter as caras dos colaboradores nacionais junto dos seus textos à semelhança do que sucedeu com os brasileiros. Wink

Thanatos

Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty Re: Já saiu a Dagon!

Mensagem  Leto Ter Set 01, 2009 8:27 pm

Tenho que ler a Dagon aos poucos, ou os meus próprios olhos farão questão de me assassinar de forma lenta e dolorosa. Well... do que já li (que não foi muito Sad ), posso dizer que está muito bom, apesar de se conseguir encontrar um erro ortográfico ou outro. Não vou meter-me nos assuntos que o Thanatos referiu de formatações e afins. Para mim, desde que se consiga ler, está tudo bem Very Happy

Até aqui, gostei especialmente da entrevista do Jorge Candeias, um óptimo incentivo para os escritores, diga-se de passagem. Os contos também estavam mui interessantes.

Como vão fazer uma versão revista da Dagon, por acaso querem que lhes envie os erros ortográficos que possa vir encontrando?
Leto
Leto

Mensagens : 15
Data de inscrição : 30/07/2009
Idade : 34
Localização : Amadora

http://asameiasdocrepusculo.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty Re:

Mensagem  Admin Ter Set 01, 2009 11:56 pm

Sim, qualquer erro que encontrem enviem por favor para que possa ser mais fácil atingir a perfeição!

O link para o download da revisão já está disponível no correio do fantástico.

Boas leituras
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/07/2009

https://forumcorreio.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty Re:

Mensagem  Designed Head Qua Set 02, 2009 12:42 am

Agora sim, com já muitos dos erros que a revista continha estão corrigidos, a revista está ainda mais fantástica.
A parte gráfica tem alguns erros, especialmente no índice (porque esta pouco visível), mas nada que não seja corrigível na próxima edição da Dagon.
Abraços, Rafael Mendes
Designed Head
Designed Head

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/08/2009

http://www.wix.com/designedhead/the-masters-place

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty Primieras considerações

Mensagem  OCrítico Sáb Set 05, 2009 2:55 am

Ora, pronuncio-me pela primeira vez sobre a Dagon, e devo avisar que ainda não li alguns artigos e entrevistas. Ficam aqui algumas considerações e sugestões intencionalmente construtivas.

Antes de mais, o grafismo. Se é verdade que o conteúdo é a alma desta publicação, não é menos verdade que o aspecto é o corpo sem o qual aquela não existia. Mente sã em corpo são. Neste caso, parece-me que o corpo está um bocado doente.
Desde que a leitura seja possível e simples, já não me queixo. Porém, acredito que todos queremos a excelência. Acredito que estaríamos um pouco mais perco dela com:
-uma capa mais… elucidativa e convidativa;
-um índice mais claro;
-títulos e autores dos conteúdos mais destacados;
-uniformização do tamanho de letra, parágrafos, alinhamento, etc (com as devidas excepções claro)
-a alteração do tipo de letra dos títulos (opinião meramente pessoal: acho demasiado floreado… talvez fosse melhor usar aquele tipo de letra apenas no início das palavras?)
-eliminação dos espaços brancos;
-um pouco mais de cor (obviamente não defendo o uso do arco-íris, mas todo aquele preto e branco não em agrada);
-mais cuidado com a colocação das imagens (que nem sempre se inserem harmoniosamente com os textos);
-um organização mais definida e… não me lembro do termo, mas arrisco “mais jornalística”, e consistente (acho que o Roberto fez bem alternar ficção com os demais artigos, mas gostaria de ver os contos mais extensos no final da revista e um início mais ligeiro, talvez com a poesia ou então um artigo “de capa”, que nesta edição talvez fosse a entrevista a Ian MacLeod);
-a abolição das colunas (não só, como já foi bastante referido, tal tamanho de letra não se conjuga com o uso de colunas, como vejo neste aspecto uma forma de diferenciação. Era uma aposta interessante… pelo menos vale a pena testar);

Exagerei? Não é minha intenção menosprezar o trabalho realizado, de todo! Contudo, acho que se pode melhorar. Afinal, esta edição zero serve precisamente para limar arestas.

Quanto a outros aspectos de edição:
Não sei como foi feita a revisão da revista, mas talvez fosse boa ideia haver uma ou duas pessoas convidadas a lerem (e apreciarem) as próximas edições, antes destas serem publicadas. Existirão sempre as usuais gralhas de editor, mas com uma revisão talvez o seu número diminua.

Quanto à ficção:
Balanço claramente positivo.
Ora, ora. Surgiu-me agora uma dúvida: vão ser promovidas, aqui ou noutro espaço, secções específicas para cada conto, de modo a facilitar a discussão? Não sei se será viável, mas tal organização agradava-me.

Já é tarde… amanhã continuo.
OCrítico
OCrítico

Mensagens : 4
Data de inscrição : 31/07/2009
Localização : Braga

http://oslivros.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty resposta

Mensagem  Admin Sáb Set 05, 2009 4:25 pm

Obrigado crítico. As tuas opiniões vêm no sentido de outras como a do Jorge Candeias por exemplo. São críticas muito bem vindas. Sim este número zero é experimental, uma forma de conseguir um número um muito sólido e entusiasmante.

Aqui fica o que estamos a pensar para o primeiro número:

1-Uma revista mais pequena (mais ou menos 100páginas), com cinco peças de ficção (três serão de autores adultos, um será de uma jovem promessa como aconteceu com o Francisco Norega, e o último será internacional) e outros tantos artigos;
2- apenas uma entrevista por número e uma secção de cinema mais profissional;
3- Uma das quatro ficções poderá ser estrangeira se for suficientemente interessante;
4- Os artigos serão nacionais e também internacionais;
5- Gostaríamos de contar com Andreas Rocha, o artista português que fez a capa da revista Cloverfield, para fazer a capa e as ilustrações dos contos.
6- O índice deve ser claro e utilizar hiperligações para os conteúdos;
7- Se as colunas se mantiverem faremos força para que sejam melhores que as actuais;
8-Os espaços em branco vão terminar, para isso talvez sejam utilizadas vinhetas (ficções de menos de 1000 palavras) ou imagens;
9-Alteração do tipo de letra dos títulos:)


E quanto à crítica dos textos da revista vou criar o espaço:) Vou ficar à espera da tua participação.

Obrigado!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/07/2009

https://forumcorreio.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty Re: Já saiu a Dagon!

Mensagem  Carla Ribeiro Sáb Set 05, 2009 6:26 pm

Vais eliminar a secção de poesia? Sad

Bem, passando a comentários mais sérios: já adiantei um pouco mais na leitura (comecei pela ficção) e provavelmente amanhã já deixo um comentário no lugar devido. Mas tenho uma pergunta: se (imagine-se) eu tiver um projecto de conto em progresso e o quiser mandar para a Dagon, há um prazo concreto Question
Carla Ribeiro
Carla Ribeiro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 30/07/2009
Idade : 37
Localização : Doverness

http://www.freewebs.com/carlaribeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty resposta

Mensagem  Admin Sáb Set 05, 2009 7:05 pm

Não vamos eliminar a poesia, é uma secção para continuar:)

Como ainda não previmos prazo para o número um não existe ainda um prazo para enviar textos, mas já estamos prontos a receber qualquer projecto. Imagino que o número um fique pronto em Outubro, por isso em meados de Outubro já deve estar a finalizar o prazo de admissões.

Contos, artigos, poesia, desenhos, críticas literárias, de cinema ou musicais, esperamos de tudo:)

Ficamos à espera de novas participações tuas:)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/07/2009

https://forumcorreio.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty Re: Já saiu a Dagon!

Mensagem  Carla Ribeiro Sáb Set 05, 2009 7:08 pm

Que bom! Podes contar comigo. Smile Só perguntei porque o conto que estou a escrever está... ligeiramente... atrasado. Mas devo acabar a tempo. Smile
Carla Ribeiro
Carla Ribeiro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 30/07/2009
Idade : 37
Localização : Doverness

http://www.freewebs.com/carlaribeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty Re: Já saiu a Dagon!

Mensagem  FranciscoNorega Ter Set 15, 2009 4:46 am

Relativamente às críticas do Crítico...:

- acho que a capa estava apelativa (mas isso também é uma opinião pessoal, variará de pessoa para pessoa Razz);
- o índice não está bom, claramente - no próximo número melhorar-se-á;
- é, efectivamente, necessária a uniformização do tamanho de letra, parágrafos, alinhamento, etc;
- eliminação dos espaços em branco como absolutamente essencial (para não estragar o ar profissional da revista Razz);
- quanto a cores, não tenho nada contra este número;
- "um organização mais definida e… não me lembro do termo, mas arrisco “mais jornalística”, e consistente (acho que o Roberto fez bem alternar ficção com os demais artigos, mas gostaria de ver os contos mais extensos no final da revista e um início mais ligeiro, talvez com a poesia ou então um artigo “de capa”, que nesta edição talvez fosse a entrevista a Ian MacLeod)" concordo absolutamente! Wink;
- desde que fique mais legível do que neste número, é-me indiferente a questão das colunas Wink

Quanto à revisão, penso que é absolutamente necessária a "contratação" (xD) de um par de revisores. Por muito que um editor leia, escapam-lhe sempre coisas. A um revisor não, pois a maior parte das vezes é a primeira vez que está a ler cada um dos textos. Eu estou disponível, como já disse, teria todo o gosto Wink

Quanto às novidades para o número um, sou totalmente de acordo à redução do número de páginas! Wink A redução para 1 do número de entrevistas por número também me parece muito boa ideia, assim como uma área mais "profissional" no que toca ao cinema. Em suma, acho que estás a fazer um trabalho na pré-preparação do próximo número. Alguma coisa em que possa ajudar, avisa que terei todo o gosto em fazê-lo Wink

Abraço!
FranciscoNorega
FranciscoNorega

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Já saiu a Dagon! Empty Re: Já saiu a Dagon!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos