Fórum Correio do Fantástico
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dagon- Crítica aqui as ficções da Dagon nº zero

3 participantes

Ir para baixo

Dagon- Crítica aqui as ficções da Dagon nº zero Empty Dagon- Crítica aqui as ficções da Dagon nº zero

Mensagem  Admin Sáb Set 05, 2009 4:31 pm

São seis as peças de ficção da Dagon:

1- O último Deus - Carla Ribeiro
2- Darwar de Celénia- Pedro Ventura
3- A Última Viagem- Roberto Mendes
4- Batalhas interiores - Francisco Norega (rubrica jovens talentos)
5- Deste Lado de Cá - Luís Filipe Silva
6- O Viajante no Tempo - Jorge Candeias

Deixa a tua crítica a cada um destes contos; Não te esqueças de referir qual é o conto a que te referes. Sem as vossas críticas a Dagon não poderá subsistir, por isso não hesitem em ajudar!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/07/2009

https://forumcorreio.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dagon- Crítica aqui as ficções da Dagon nº zero Empty Re: Dagon- Crítica aqui as ficções da Dagon nº zero

Mensagem  Carla Ribeiro Qua Set 09, 2009 1:37 pm

Olá. Pelos vistos a minha leitura da Dagon vai levar mais tempo que o previsto, por isso vou mesmo deixar os meus comentários aos poucos, um conto de cada vez, à medida que o tempo deixar.
E, como estou a ler por ordem, o meu primeiro comentário vai ser sobre o conto do Pedro Ventura, Darwar de Celénia.

Como já disse antes, não sou uma profissional nesta coisa das críticas, por isso vou deixar os aspectos mais técnicos para outras pessoas. Não foi a minha primeira leitura deste conto. Na minha opinião, trata-se de um conto bem escrito (apesar de uma ou outra gralha) e de uma boa história. Passada no mesmo mundo dos 2 volumes de Goor - A Crónica de Feaglar, ganha uma nova dimensão se conhecermos a história dos livros, mas, mesmo assim, e lido por si só, é um bom conto.
Gostei particularmente dos parágrafos finais, tanto pela descrição do caos e do imprevisível que reinam no campo de batalha, como pelo final, que é apenas o término daquela história, mas deixa espaço para contar muito mais.

E, para já, é isto. Quando tiver tempo de ler e comentar mais, volto a passar por aqui.
Carla Ribeiro
Carla Ribeiro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 30/07/2009
Idade : 37
Localização : Doverness

http://www.freewebs.com/carlaribeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dagon- Crítica aqui as ficções da Dagon nº zero Empty Opinião sobre a ficção

Mensagem  OCrítico Dom Set 13, 2009 10:17 pm

Já li toda a ficção da Dagon nº0, há já algum tempo aliás. Deixo ficar aqui algumas considerações breves, de carácter meramente pessoal até porque, devo dizer, não estou completamente à vontade ao falar de ficção curta.

Começando por "Darwar de Celénia": que bom voltar a Celénia e ao universo de Pedro Ventura! Pareceu-me um conto denso, que reforça o tom épico, com a tradicional mensagem de heroicidade e bravura dos grandes guerreiros. Gostei do protagonista e de Hulgro e da tensão que envolvia a personagens, e não gostei tanto da previsibilidade de certas opções. Não me parece fácil explorar o épico em ficção desta natureza, mas acho que o autor conseguiu estruturar um conto com princípio, meio e fim que, não surpreendendo, me agradou pela mensagem.

Quanto ao conto do Roberto… já havia lido o início deste conto aqui no fórum, e ler o resto reforçou o meu ponto de vista. Parece-me que, de certo modo, existe um exagero no estilo. O que, por vezes, pode parecer um tom mais criativo ou poético acaba, a meu ver, por se traduzir em frases tão estilizadas que se perde o conteúdo, numa espécie de romantismo ou barroco exagerados… Mas existe conteúdo como é óbvio, e o modo como as divagações/delírios foram maneadas pareceu-me bem. E, na verdade, o estilo não me impediu de ler com agrado, pois gostei de me embrenhar nas palavras. A “história” em si é interessante, e cheguei a deslumbrar similitudes com um conto de Poe.
Em suma, acho que o Roberto tem o que é preciso para criar um conto do género bom nos diversos aspectos. Não se saiu mal com esta história, mas acho que se deixou levar demasiado pelas palavras, numa divagação desproporcionada.

Segue-se Carla Ribeiro. Já havia lido o seu texto “Queria Ser de Cinza”, aqui no fórum, e gostei imenso. O seu conto veio consolidar a minha opinião positiva. Foi de longe a melhor surpresa e o conto que mais gostei de ler, simplesmente porque a autora tem uma escrita tão límpida, se é que me faço entender, que tudo fica perceptível e claro. Acima de tudo, Carla Ribeiro escreve e narra de uma maneira sublime. A sua história é simples e muito bem estruturada, usando neste conto conceitos e ideias muito cativantes. É aquela fantasia e aquele tipo de história que, diria eu, ficam muito bem neste tipo de colectâneas. A repetir e repetir e repetir.

“Deste Lado de Cá”, de Luís Filipe Silva, pareceu-me um cativante mergulho na Ficção Científica, com aquilo que mais e menos gosto no género. Não me entusiasmou, talvez a intenção também não fosse essa. Porém, o “universo” futurista que nos é apresentado, directa ou implicitamente, despertou a minha curiosidade e manteve-me atento à evolução e pormenores do conto. Gostei particularmente do ambiente descrito, nomeadamente do paralelismo com o mundo real (não simplesmente como é apanágio do género, mas por haver uma proximidade geográfica, e até social, especifica), e da expressividade simples e sintética com que o protagonista manifestava a raiva e a ironia ocasionais.

Nunca havia lido ficção de Jorge Candeias, e este “O Viajante no tempo!” pareceu-me uma boa maneira de começar. É um conto que vai direito ao assunto, curto e eficaz. E, claro, muito divertido e cativante. Gostei e acho que foi muito bem conseguido.

Francisco Norega traz mais épico com o seu “Batalhas Interiores”. Primeiro, os meus parabéns a este entusiasta tão jovem. Preocupou-se com os pormenores e com as descrições, embora nestas últimas talvez pudesse ter organizado as suas prioridades de outra maneira, já que o seu universo acaba por ser de difícil visualização – digo eu. É uma história com propósito – a julgar pelo final, bastante criativo – mas demasiado uniforme, ou seja, acho que lhe falta um certo ritmo. Seja como for, parece-me um mundo plausível que, não tendo algo concretamente fantástico ou surreal, agradará aos apreciadores do género, com os seus Poushi, Emoshi e estandartes verde lima. Estou curioso em relação a futuras criações do autor.

Por último, uma nota sobre a poesia de Carla Ribeiro: foi interessante ver o fantástico explorado desse modo. Sinceramente, não me maravilhei com os versos, porque não consegui alcançar a sua maioria, mas é poesia e representa uma área mais livre do fantástico. A continuar…

Fico à espera de outras opiniões.
OCrítico
OCrítico

Mensagens : 4
Data de inscrição : 31/07/2009
Localização : Braga

http://oslivros.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Dagon- Crítica aqui as ficções da Dagon nº zero Empty Re: Dagon- Crítica aqui as ficções da Dagon nº zero

Mensagem  Carla Ribeiro Qua Set 30, 2009 8:10 pm

Estou tão atrasada nos meus comentários. Uff.... Bem, cá vai mais um. (Mais vale tarde que ainda mais tarde).

Sobre "A Última Viagem": o que mais gostei no conto foi, sem dúvida, a força poética de alguns momentos. A história é interessante, consegui entrar no papel da personagem (que é o que mais me faz sentir realizada numa leitura), mas a força de algumas frases (acho que já disse qualquer coisa sobre isso, quando a primeira parte foi colocada aqui no fórum) é completamente mágica.

E é isto. Espero demorar menos a comentar o próximo conto. Wink

Ah, e já me esquecia (vejam lá onde anda a minha cabeça). O meu obrigada a'O Crítico, pela opinião sobre os meus trabalhos. Fiquei completamente sem palavras.
Carla Ribeiro
Carla Ribeiro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 30/07/2009
Idade : 37
Localização : Doverness

http://www.freewebs.com/carlaribeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dagon- Crítica aqui as ficções da Dagon nº zero Empty Re: Dagon- Crítica aqui as ficções da Dagon nº zero

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos